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Como posso substituir o açúcar?

Como posso tornar as minhas sobremesas mais saudáveis?

Uma alimentação saudável não passa pela eliminação de tudo o que é doces! Uma BOA alimentação consiste no equilíbrio! E o equilíbrio, para mim, é também poder comer doces! PS: Não é todos os dias eheh!

Mas e quando me apetece muito, não há nada que eu posso fazer para torna-los mais saudáveis? … CLARO QUE HÁ!

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Nós podemos tornar as nossas receitas mais saudáveis apenas com a substituição e adaptação de alguns ingredientes. E é por isso que deixo ficar aqui algumas dicas, no que toca aos diferentes tipos de “açúcar”:

Fruta – A fruta possui açúcar naturalmente presente, que aliada à sua riqueza em vitaminas e minerais, se torna uma excelente opção para adoçar de forma natural as vossas receitas! E a banana é um bom exemplo!

Xarope de Agave – Néctar da cor do mel extraído de uma planta de origem mexicana (parecida com um cacto). O xarope de agave possui uma capacidade adoçante 25% maior do que o açúcar e menor valor energético. Além disso, apresenta menor índice glicémico, fazendo com que os níveis de glicose no sangue não aumentem tão rapidamente quanto o açúcar comum. Desta forma, com menor quantidade conseguimos obter a mesma doçura.

Mel – O mel torna-se uma melhor opção relativamente ao açúcar branco pela quantidade de vitaminas e minerais e propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. No entanto, estes em termos de calorias e poder adoçante são semelhantes, logo o mel deve ser tratado como qualquer outro açúcar e por isso não ser utilizado em grande quantidade.

Xilitol – Este é um adoçante natural que pode ser encontrado em plantas, frutas (ex: uvas e morangos) e em vegetais (ex: alface, cebola e cenoura) e é produzido em pequena quantidade pelo nosso organismo. Este adoçante para além de possuir a mesma capacidade adoçante do açúcar, tem a vantagem de não provocar cáries dentárias. É apenas nesta perspetiva que o xilitol é recomendado visto que, não é fermentável e oferece benefícios à saúde dos dentes.

Stévia – Este adoçante natural provém de uma planta originária da América do Sul, chamada de “Stevia rebaudiana Bertoni”. Este adoçante quase não fornece calorias, no entanto há limites para o seu consumo diário e só é seguro se apresentar um nível de pureza >95%. O adoçante stévia apresenta um poder adoçante 40-300x superior ao do açúcar, no entanto este tem um gosto característico que não agrada a todos.

Tâmaras – Provenientes da tamareira (um tipo de palmeira), cada tâmara possui cerca de 23 Kcal, sendo considerado um fruto bastante energético. Este fruto para além de ser rico em vitaminas e minerais, é maioritariamente constituída por açúcar e por isso, apresenta uma grande capacidade adoçante. No entanto, tem uma grande desvantagem … é um ingrediente bastante caro!

IDEIA CHAVE: Embora estas sejam boas alternativas ao açúcar, não deixam de ser açúcar e por isso a regra será sempre a mesma … reduzir à quantidade (sendo preferível não adicionar), reservando os doces para contexto social ou festividades!

*Deixo-vos aqui 2 dicas de gulosices com reduzido teor de açúcar (clica na foto e vê a receita):

MUGCAKE DE CACAU 

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BRIGADEIROS SAUDÁVEIS

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Por |2018-04-27T23:19:12+00:00Abril 27th, 2018|Artigos, Feijão Rosa|0 comentários

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