/, Eduarda Coutinho Nutrição/15 dicas para emagrecer de forma saudável

15 dicas para emagrecer de forma saudável

1- Comer de 3 em 3 horas. Deve fazer, pelo menos, 6 refeições ao dia. As refeições devem ser pequenas,  mas devem ser compostas por alimentos variados e de excelente qualidade.
2- Mastigar bem a comida e pousar os talheres entre garfadas. Isso irá aumentar a saciedade e terá menor tendência para comer excessivamente.

3- Variar o tipo de alimentos e o tipo de confecção culinária. Optar pelos grelhados, cozidos e estufados com pouca gordura. Evitar os fritos e os assados com muita gordura.
 
4- Preferir o consumo de produtos com muita fibra. Estes promovem a sensação de saciedade e contribuem para o bom funcionamento do transito intestinal.

5- Preferir o peixe e as carnes brancas, em detrimento das carnes vermelhas.

6- Consumir leguminosas regularmente: feijão, ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, favas, soja.

7- Evitar o consumo de alimentos com elevado teor de açúcar: compotas, fruta em calda, bolos de pastelaria, gelados, bolachas açucaradas, chocolates, etc.

8- Diminuir a quantidade de sal. Utilizar especiarias e ervas aromáticas para dar mais sabor às suas receitas.

9- Evitar o consumo de alimentos com muita gordura: fritosmolhos pré-preparados, pré-confecionados, folhados, empadas, pizzas, hamburgueres, etc.

10- Evitar enchidos e fumados: presunto, chouriço, salsichas, alheira, etc.

11- Evitar as bebidas açucaradas: refrigerantes e sumos concentrados.  E as bebidas alcoólicas: vinho, cerveja, bebidas brancas ou licores.

12- Beber, pelo menos, 1,5 litros de água por dia. Pode optar por chás ou  aromatizar a água com canela, hortelã ou fruta (sem açúcar).

13- Não ter em casa alimentos “tentadores” pois, são muitas vezes esses os principais responsáveis pelo excesso de peso.

14- Fazer uma lista de compras para não comprar em excesso e o que não deve;

15- Fazer exercício físico regularmente. Pelo menos, 30-45 minutos por dia. O tipo de exercício deve ser apropriado à idade e às condições físicas de cada pessoa.
Por |2018-03-19T14:04:51+00:00Março 19th, 2018|Artigos, Eduarda Coutinho Nutrição|0 comentários

Sobre o autor:

Deixar um comentário